Indexadores
A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Para o ambiente dos periódicos científicos, refere-se ao processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros, o que é denominado por indexadores. Tem por função armazenar, disseminar e divulgar a produção científica, o que efetivamente influencia na melhoria da visibilidade dos periódicos e na qualidade da comunicação científica. Em tese, os indexadores fornecem informações sobre os artigos, possibilitando ao leitor encontrá-lo por meio de dados como: autor, título do artigo, título da publicação, ano, volume e/ou número do fascículo, número de páginas, entre outros.
Alguns exemplos de indexadores de abrangência multidisciplinar são SciELO (nacional), Web of Science e SCOPUS (internacional). Cada um possui critérios específicos para entrada dos periódicos científicos.
No caso das editoras científicas, os indexadores ficam limitados às bases que aceitam livros como forma de produção científica, a maioria desses indexadores é paga e de difícil acesso aos autores.
Seguem abaixo alguns indexadores nos quais disponibilizamos os livros publicados pela editora e cujas bases podem ser acessadas gratuitamente.