
PROJETO DE VIDA E A NARRATIVA SOCIOLÓGICA: Possibilidades Educacionais e Desafios Conceituais
Livro digital, Belém: RFB, 2025
Rogéria Martins
Elias Gomes
Gustavo Gabaldo
(Organizadores)
ISBN nº 978-65-5889-929-7
DOI 10.46898/rfb.
5704a522-89fa-45dd-af65-a5cfcaab5ca8
Resumo
A proposta dessa obra envolve uma preocupação com relação a forma, muitas vezes, improvisada como esse componente curricular tem se apresentado nas escolas, nesse cenário do novo Ensino Médio. Sem perder seu tom crítico, avança na perspectiva analítica porque credita a narrativa sociológica um embasamento conceitual consistente para explorar as diferentes dimensões que balizam as trajetórias dos estudantes do Ensino Médio.
O livro como um todo, a despeito de sua heterogeneidade metodológica, sinaliza para uma perspectiva crítica e imaginativa em relação a Projeto de Vida na escola. Argumenta que uma “virada sociológica” não é só possível, como necessária. E as várias reflexões aqui contidas atestam a fecundidade das Ciências Sociais quando estas se debruçam sobre questões não só teóricas, mas também práticas. É assim que exercitamos nossa “imaginação sociológica” e transformamos nosso ofício num “artesanato intelectual” – para utilizar aqui os termos clássicos de C. Wright Mills, os quais sempre mencionamos aos nossos alunos como horizontes de uma boa prática do campo.
É uma contribuição para os professores que estão na linha de frente, ciosos de seus campos disciplinares; mas diante dos desafios de assumir as novidades das novas configurações do cenário educacional brasileiro.
Data de submissão:
27 de março de 2025 às 12:46:09
Data de publicação: