
CONCEPÇÃO E CURRÍCULO
Universidade Regional do Cariri
Livro digital, Belém: RFB, 2025
Meirecele Calíope Leitinho
Jean Carlos Souza Silva
DOI 10.46898/rfb.
557feffb-d5a1-45f0-ae45-9c62201983c3
Resumo
Os interesses que determinaram este estudo foram de natureza crítico-emancipatória, orientados pela Teoria Crítica e Resistência em Educação, de Henry Giroux e sua Política Cultural e autores brasileiros que analisaram a sua contribuição no contexto curricular do País.
É um estudo centrado no processo de Reconceituação dos Currículos dos Cursos de Graduação da Universidade Regional do Cariri (URCA) situada no sul do Estado do Ceará - Brasil. Ele foi desenvolvido numa perspectiva emancipatória e realizado em duas etapas: a) a análise dos currículos na sua gênese e desenvolvimento; b) a proposição de novo esquema conceitual de organização curricular de natureza crítico/"emancipatória".
É um estudo qualitativo utilizando a observação participante como processo fundamental da coleta de dados, analisando-se os currículos através de categorias conceituais oriundas da Teoria de Giroux, revisitadas na realidade dos Cursos de Graduação da URCA, integrando-se a outras categorias surgidas no decorrer do processo de investigação.
Os resultados obtidos revelaram que os currículos dos Cursos de Graduação da URCA na sua maioria são orientados por interesses predominantemente técnicos, veiculando um conhecimento, na maioria das vezes, desvinculado do contexto sócio-político e econômico da Região e do País, necessitando de uma reconceituação dos esquemas que os orientam, integrando as dimensões técnica, político-social e humana do ensino a ser desenvolvido na Instituição.
Essa reconceituação foi efetuada propondo-se um novo esquema conceitual de natureza "emancipatória" fundado nos conceitos de Liberdade, Pluralidade, Intelectual Trans- Transformador e Educação para a cidadania.
Data de submissão:
2 de abril de 2025 às 15:43:01
Data de publicação: