A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA PRÁTICA LETIVA
Kátia Maria de Medeiros
Aníbal de Menezes Maciel
ISBN: 978-65-5889-000-3
DOI: 10.46898/rfb.9786558890003
Sinopse
É sempre uma grande satisfação prefaciar uma obra que trata das articulações entre a universidade e a escola pública, principalmente, quando o convite é feito por uma pesquisadora, organizadora desse e-book, comprometida com a excelência da formação de professores, e quando o tema tratado diz respeito ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Para mim, atuar como prefaciador nunca foi uma tarefa fácil, pois exige buscar a essência dos capítulos, muitas vezes, ocultos nas linhas e entrelinhas dos textos. Embora difícil, é gratificante, pois reconheço a confiança e o apreço da organizadora da obra depositados em mim.
Este e-book intitulado A reflexão sobre a teoria e a prática no Estágio Supervisionado: experiências didáticas na prática letiva traz resultados de pesquisas e de práticas de ensino no âmbito de um Subprojeto da área de Matemática, da UEPB, de Campina Grande, do Programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), denominado Residência Pedagógica, em que um dos objetivos é o estreitamento das relações entre a universidade e a escola pública, buscando contribuir com a formação inicial de professores por meio das relações entre a teoria e a prática. Neste sentido, esta obra cumpre um papel importante no contexto acadêmico, educacional e social que é o de publicizar, a toda a comunidade, os resultados e as contribuições das pesquisas desenvolvidas em prol da melhoria/transformação do ensino da Matemática escolar.
As pesquisas em Educação Matemática têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas, contribuindo, de forma relevante, para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática escolar, além de fornecer subsídios para se (re)pensar a formação de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. De forma específica, o desenvolvimento do pensamento geométrico tem sido destacado em várias dessas publicações, mostrando as potencialidades do uso de diferentes recursos didáticos para a compreensão de conceitos geométricos. Desta forma, vários capítulos deste e-book trazem para o debate os resultados de trabalhos colaborativos entre licenciandos de Matemática, pesquisadores e professores de escolas públicas, sobre o ensino interdisciplinar envolvendo conceitos geométricos.
O Ensino de geometria, na Educação Básica tem dois grandes objetivos: o de desenvolver a percepção, que segundo Sternberg (2000) é “um conjunto de processos psicológicos pelos quais as pessoas reconhecem, organizam, sintetizam e fornecem significações (no cérebro) às sensações recebidas dos estímulos ambientais (nos órgãos dos sentidos)” (p. 147), e o de desenvolver a orientação espacial (ou percepção espacial) que, segundo Del Grande (1990), diz respeito à coordenação dos movimentos do corpo com a visão. Esses dois elementos são os componentes principais do pensamento geométrico, pois, por meio deles, é possível identificar e discriminar diferentes figuras geométricas, incluindo as suas propriedades, bem como realizar a localização e a movimentação de objetos no espaço. Alguns capítulos deste e-book contemplam, por meio de diferentes práticas de ensino desenvolvidas com alunos da Educação Básica, o trabalho com as percepções, seja por meio do uso de tecnologias, seja por meio do uso de diferentes materiais manipulativos, sempre permeados por processos de resolução de problemas. Além disso, a percepção também é importante para a compreensão de outros conceitos matemáticos como, por exemplo, os algébricos, em que é possível articular a álgebra com geometria.
É importante destacar que o trabalho com a Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) mostra a preocupação com o desenvolvimento de um ensino de Matemática inclusivo, destinado a todos e a todas.
Os resultados das experiências didáticas trazidas nesta publicação mostram tanto o sucesso em termos de formação profissional e de aprendizagem dos futuros professores de Matemática, quanto o sucesso do Programa Residência Pedagógica, que tem se constituído em um espaço importante para reflexões, formações, aprendizagens e para trabalhos colaborativos entre pesquisadores da universidade, licenciandos e professores da Educação Básica.
Data de publicação:
19 de janeiro de 2021 13:31:41